Estações Experimentais

CONHEÇA O QUE É UMA FAZENDA ESCOLA!

O Departamento de Ciências Florestais administra duas "Fazendas-Escola", também conhecidas como áreas experimentais que são destinadas a atividades de pesquisa, desenvolvidas pelos estudantes de Engenharia Florestal e do Programa de Pós-graduação em Recursos Florestais da ESALQ/USP, com o objetivos de:

  • Elaborar e implementar atividades de educação ambiental e extensão florestal;
  • Promover a conservação e a restauração ambiental;
  • Planejar e promover o uso múltiplo florestal;
  • Promover suporte técnico e operacional para a implementação de atividades voltadas para a educação, a ciência e o desenvolvimento tecnológico.

 

ESTAÇÃO EXPERIMENTAL DE CIÊNCIAS FLORESTAIS - ITATINGA (EECFI)

Em 1988, foi incorporado ao patrimônio da USP um dos hortos florestais remanescentes da extinta Ferrovia Paulista S/A (FEPASA)! A partir de então, sob a administração do Departamento de Ciências Florestais (LCF) da ESALQ, esta unidade florestal foi transformada na Estação Experimental de Ciências Florestais de Itatinga (EECFI). Desde a sua fundação, a EECFI tem sido regularmente utilizada para práticas acadêmicas e científicas dos cursos de graduação e de pós-graduação da USP/ESALQ, contribuindo significativamente para os programas de ensino, pesquisa e extensão da Universidade.

Casa aberta em Itatinga | Informativo eletrônico interno

 

ESTAÇÃO EXPERIMENTAL DE CIÊNCIAS FLORESTAIS - ANHEMBI (EECFA)

O Departamento de Ciências Florestais (LCF) da USP/ESALQ administra essa estação experimental desde 1974, realizando uma série de pesquisas voltadas, sobretudo, para a introdução, a conservação e o melhoramento genético de espécies florestais exóticas e nativas, constituindo-se em um importante banco de germoplasma para o setor florestal mundial!

Estação Experimental de Anhembi acolhe nova edição do Casa Aberta |  Informativo eletrônico interno

 

COMO ESTAGIAR NAS ESTAÇÕES?

As estações experimentais são abertas a todos os estudantes do curso de engenharia florestal da ESALQ/USP. É um local onde se realizam visitas técnicas e aulas práticas, como também uma área destinada a pesquisas do ramo florestal.

Nos meses de janeiro e julho, a Estação Experimental de Itatinga oferece 12 vagas para estagiar na fazenda. É um período, de três semana, destinado aos novos estudantes de engenharia florestal, no qual se realizam práticas de manejo florestal, silvicultura e produção de mudas e auxilio a pesquisa. Para se inscrever, deve-se cursar a disciplina de Introdução a Engenharia Florestal, onde serão apresentados os critérios de seleção! Outras universidades também realizam estágios nessas estações experimentais, então é uma ótima oportunidade para trocar experiências do curso em diferentes regiões do país.

Leia mais sobre o assunto clicando aqui!