COMO ENTRAR

 

COMO INGRESSAR NO CURSO?

 

O ESALQ/USP oferece 40 vagas anualmente para aqueles que desejam ingressar no curso de Engenharia Florestal. Hoje há duas forma de entrar: através do vestibular da USP, realizado pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), e o mais recente Sistema de Seleção Unificado (SISU), o qual utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).  Veja como funciona cada um: 

 

FUVEST 

 

A USP oferece 28 VAGAS para ingressar através do vestibular da FUVEST, o qual ocorre uma única vez por ano e é constituído por duas fases, abertas a quaisquer pessoas. As incrições para realizar a prova, ocorrem em meados de setembro através do preenchimento de um formulário e o pagamento de uma taxade inscrição. Ressalta-se que estudantes que fizeram seu ensino médio em escola pública NÃO precisam pagar essa taxa, devendo somente apresentar um comprovante de escolaridade antes do perído de inscrição. 

A primeira fase é composta por uma prova de alternativas com 90 questões, as quais abrangem conteúdos de Física, Matemática, Química, Biologia, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História e Geografia. Passarão para a segunda fase os estudantes que acertarem no mínimo 31 PONTOS (Curso de Engenharia Florestal). Para aqueles que forem de escola pública e/ou se declararem pretos, pardos ou indígenas, a USP oferece uma bonificação podendo aumentar até 25% a nota da primeira fase. 

A segunda fase ocorre em três dias e é composta por provas dissertativas. No primeiro dia são cobrados 10 questões de Português, de igual valor, envolvendo compreensão e interpretação de textos, gramática e literatura e Redação. No segundo, 16 questões do conteúdo de Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática e Química. E no último dia, a prova apresenta 12 questões de áreas específicas ao curso de Engenharia Florestal, sendo essas Matemática, Química e Biologia.

Para maiores informações acesseo manual do vestibulando no sitehttp://www.fuvest.br/

 

SISU 

 

O ingresso através do Sistema de Seleção Unificado utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio, o qual é realizado anualmente, no segundo semestre. A USP destinou 12 vagas para esse meio de entrada, sendo 6 VAGAS para alunos de escolas públicas, 3 VAGAS para ampla concorrências e 3 VAGAS para aqueles que se declaram pretos, pardos e indígenas. 

O ENEM pode ser feito por qualquer pessoa que deseje entrar numa universidade, devendo apenas fazer o preenchimento do formulário e pagamento da inscrição no período ideal. Destaca-se que para aqueles que estão no último ano do ensino médio a taxa de pagamento NÃO é cobrada.  

O exame é realizado em dois dias, nos quais se aplicam uma prova de 90 questões de alternativa. No primeiro dia, é cobrado conhecimento de ciências humas, linguas e redação e no sengundo, ciências da natureza e matemática. Para se inscrever no curso de Eng. Florestal, o estudante deve obter um mínimo de 500 PONTOS em cada modalidade da prova, podendo escolher em qual modalidade deseja concorrer a vaga.    

Para maiores informações acesseo manual do vestibulando no sitehttp://enem.inep.gov.br/#/antes?_k=arm6l5