CAEF e ABEEF

 

CENTRO ACADÊMICO DE ENGENHARIA FLORESTAL 

 

O Centro Acadêmico de Engenharia Florestal (CAEF) tem papel fundamental na formação pessoal e profissional dos estudantes. Foi fundado na década de 80, por estudantes que já participavam da Associação Brasileira de Estudante de Engenharia Florestal (ABEEF), como órgão oficial representativo do curso de graduação de Engenharia Florestal na ESALQ - USP. A entidade é regida pelo seu estatuto que foi criado em 30 de outubro de 2003, no qual estão presentes a organicidade, objetivo e funções do CAEF.

Nossa organização se fundamenta na ação coletiva de estudantes para realização de atividades que envolvam a construção de espaços culturais, educacionais, de diálogo, reflexão, formação e discussão. Cabe também ao Centro Acadêmico fazer com que as demandas dos estudantes sejam ouvidas e atendidas na Comissão de Coordenação de Curso (CoC), no Departamento de Ciências Florestais, entre outras instâncias de representação dentro da universidade, como a Comissão de Graduação (CG).

O CAEF, como movimento estudantil, também atua na luta pela construção de um curso cada vez melhor, baseado na extensão, conservação da biodiversidade, na produção sustentável, gestão dos recursos naturais e manejo das nossas florestas e seus produtos. Atua na luta pelo retorno do conhecimento adquirido na Universidade à população e na introdução do conhecimento tradicional nas pesquisas e atividades acadêmicas.

Além disso, participar do CAEF proporciona aos estudantes uma visão diferente sobre o curso e a universidade, fazendo com que se sintam parte deles e tenham incentivo para transformá-los cada vez mais. Ademais, estar no CAEF também permite que os estudantes desenvolvam habilidades de diálogo, iniciativa, empatia, dentre outros valores fundamentais para nossa vida pessoal e profissional, além da criação de fortes laços de amizade dentro do grupo.

 

MEMBROS:


Beatriz Silvestre


Camilla Noël 

Gabriel Teodoro 

Júlia Maria

Márcia Sousa

Nádia Oliveira 

Paloma Pressato 

Samuel Melo

Sofia Etchegaray 

Tainá Sterdi 

Yasmin Hess 


Yuri Tavares 

 

 

 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA FLORESTAL 

 

Os estudantes de Engenharia Florestal de todo o país, possuem uma associação nacional, mais conhecida como ABEEF (Associação Brasileira de Estudantes de Engenharia Florestal).
 
Fundada em 1971 na UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) e é a entidade máxima representativa d@s estudantes de Engenharia Florestal do país, que visa a construção de uma sociedade mais justa e que utilize os recursos naturais de forma equilibrada.
 
A ABEEF entende que a formação d@s estudantes dentro da universidade deve ser tanto profissional quanto pessoal, acreditando que vai muito além da sala de aula. A Associação, por meio de debates, encontros, congressos, cursos, e outros eventos, busca compreender as atuais problemáticas e necessidades da sociedade para que se utilize todo o conhecimento construído como ferramenta de transformação dessa realidade!
 
A ABEEF atua em forma de coordenações (Nacional e Regional) e possui outros diversos grupos de trabalho localizados em diferentes universidades do país. O grupo na ESALQ voltou a se articular em 2015, realizando reuniões semanais, intervenções e eventos em conjunto com outros grupos.
 
 
Quer saber mais sobre a ABBEF? Participar da ABEEF? Construir a ABEEF na ESALQ/USP?
 
Curta nossa página no facebook e procure por um@ d@s membr@s:
  • Camilla Noël
  • Gabrielle Ferrari
  • Júlia Maria
  • Laís Ayume
  • Márcia Sousa
  • Paloma Pressato
  • Sofia Etchegaray
 
 
JORNAL D@ FLORESTEIR@